Imperdível! Livraria da Folha


Papel do gerente

Atividade Individual IA m1 – Papel do gerente :: Desenvolvido na disciplina de Introdução a Administração do curso de graduação em Administração pela FGVonline.

A atividade a seguir tem como objetivo a caracterização dos gerentes nas organizações contemporâneas, sendo enfatizadas a tarefas desenvolvidas pelo gerente e suas habilidades e competências essenciais.



Entre as diversas atividades desempenhadas pelo gerente, podemos destacar a atuação estrategicamente nas empresas, justificando medidas e ações da organização; atuação como mediador em casos de contradições; liderar, propagar sistemas de valores a serem compartilhados por todos os funcionários, independente de sua posição hierárquica; integrar-se, comprometer-se e envolver-se com as causas da empresa; identificar situações, diagnosticar a problemática, planejar estratégias de ação e adaptar-se às contingências do momento. Pode-se citar também a tarefa de dirigir uma empresa levando em consideração fatores internos e externos à organização; dirigir atividades com autoridade; planejar, organizar, controlar, contratar pessoal, tomar decisões e coordenar; desenvolver contatos externos diversos de natureza estratégica com clientelas e outras instituições; participar no processo decisório organizacional estratégico; descentralizar a tomada de decisões; orientar, dar a direção quando necessário, educar e energizar, respeitando as individualidades de cada membro da equipe. Ainda, tem-se as atividades de liderar, levar as informações necessárias à equipe e saber ouvir o feedback; buscar desenvolver novas habilidades na equipe, criar oportunidades em rodízios de funções, cursos e mecanismos de aperfeiçoamento técnico de seus integrantes; treinar os trabalhadores para que eles possam atuar em equipes, dar-lhes direção e orientação; estar atento às mudanças do mundo, nas pessoas e nas empresas, e buscar desenvolver novas habilidades para manter-se atualizado no mercado; transformar situações cotidianas em momentos de aprendizagem.

Entre as diversas competências e habilidades demandadas do gerente, podemos destacar: assumir diferentes responsabilidades e atribuições; atuar conforme as políticas e objetivos da instituição da qual faz parte; adaptar sua forma de agir aos movimentos externos de mudança; levar em conta, antes de tomar decisões, os recursos disponíveis dentro da empresa (financeiros e humanos) e as oportunidades ou ameaças existentes em um determinado mercado – tomar a decisão certa na hora certa, ter feeling, tato; saber liderar uma ou mais equipes; ser dotado de maturidade, segurança e capacidade de lidar com o ser humano; orientar, educar e energizar de forma personalizada; ser o modelo – dar o exemplo à equipe; ter uma boa relação interpessoal; compartilhar o poder de decisões com a equipe, saber ouví-la e ponderar.

A partir dessa atividade, pôde-se constatar que, estudando uma ciência social aplicada, os gerentes e administradores desenvolvem tarefas e habilidades intrinsecamente ligados, dependentes. Suas habilidades e tarefas quase se confundem, pois essas exigem dinamismo e liderança, comprometimento e desenvolvimento constantes, além de postura profissional e visão institucional.

Referências Bibliográficas

LIMA BANDEIRA, Mariana; MARQUES, Antônio Luiz; QUARESMA DOS SANTOS, Cléa Martha. Líder ou gerente: eis a questão. In: Reflexões sobre o papel gerencial: um perfil modernizador. UFMG. S/D. Disponível em:
http://www.geocities.com/hollywood/studio/1554/artigos/artigo01.html. Acesso em 23 fev 2005.

MOTTA, P.R. O alvo do aprendizado: todos os gerentes como dirigentes de alto nível. In: Transformação Organizacional: a teoria e prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. Disponível em:
http://www.fadepe.com.br/restrito/conteudo/gto_funcao_ger_mundo_contemporaneo.doc. Acesso em 04 abr 2008.

SOUZA, Afonso. Coaching muda o estilo do gerente. Disponível em:
http://www.rhportal.com.br/artigos/wmprint.php?idc_cad=3dkkxmtku. Acesso em 08 jan 2008.

Animação: O papel do gerente. Disponível em:
http://moodle.fgv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário